quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Dicas: Como otimizar suas compras!

Por muitos anos eu fui meio burra na hora de fazer compras... Sempre tive o péssimo hábito de comprar sem pensar e deixar a roupa mofando no armário até o fatídico dia em que eu chego à conclusão de que eu não posso mais me enganar: "Não, eu nunca vou usar essa bagaça!" 

Por que que é tão difícil se livrar de roupa que a gente não usa? Por que que a gente fica se enganado falando "hoje não, mas com certeza semana que vem!"? Ou melhor: Porrrrrrrr queeeeeeeee que eu compro tanta roupa que eu acabo nunca usando??? Olha, responder essa pergunta mudou minha vida (ou pelo menos meu armário) e eu decidi compartilhar aqui as lições que eu aprendi com os meus erros!

Essas dicas são basicamente para você aprender a otimizar suas compras, ou seja, comprar peças que você vai realmente usar. Algumas coisas que eu falar podem parecer bem óbvias, mas acreditem, eu já cometi esses errinhos zilhões de vezes! (Falei que eu era meio burra).



1º passo: Antes de tudo, limpe o seu armário!  Se você não usa aquela blusa há anos, mas tem pena de dar, minha filha, DESAPEGA! Te garanto que você vai se vestir bem melhor quando tiver à sua frente só aquilo que você realmente quer usar: Fica bem mais fácil de montar as combinações. Se não for pela organização que seja pelo feng shui, se não for pelo feng shui que seja pela caridade... Whatever, só se livre da tralha.
- Se você não usou em 2011 inteiro ou ainda está com a etiqueta: DOE! Ou venda em um brechó!
- Se está rasgadinho, manchadinho, velhinho...: LIXO!
- Se você ganhou ou perdeu peso (desejo a todas que tenham perdido, hehe) e não cabe mais: Também está na hora de partir do seu armário!
PS: Existem algumas peças que a gente não se livra porque a gente sabe que mais cedo ou mais tarde ela vai acabar voltando à moda. Tudo bem, essas você não precisa doar. ;) hihi.


Agora que você já está com um armário limpinho, cheirosinho e livre das roupas-nunca-usadas, aqui vão as minhas dicas na hora de comprar!

- Não pense só na peça, pense no conjunto da obra: Você amooou uma saia e quer levar, mas lembre-se que no seu armário TEM que ter blusa/sapato/acessórios pra combinar com ela. Muitas vezes a gente compra algo sem pensar muito bem com o que usar... E quando percebe, ela não combina com nada no nosso armário! Portanto, quando for comprar algo, faça um passeio mental pelo seu guarda-roupa e pense se você terá com o que usar tal peça! Também é muito importante pensar em quais ocasiões você vai usá-la! Se for uma roupa muito formal ou marcante e você sabe que só vai usar praticamente em anos bissextos, reflita se o preço vale à pena.

- Invista em peças básicas. Já falei isso aqui no blog uma vez... Quando você investe em peças básicas (ou melhor dizendo, coringas), não tem erro! Camisas abotoadas, leggings, regatas podrinhas, blazers em cores sóbrias, saia ou short de couro... Essas peças sempre valem à pena, pois você sempre vai poder montar combinações rápidas e bonitas com elas! É claro que na loja uma roupa estampada chama mais atenção, mas vai por mim: É a básica que você vai usar mais!


- Não tem do seu tamanho? Não tem! O eterno erro de comprar algo que não é do nosso tamanho com as desculpinhas de "vou emagrecer", "vou mandar ajustar". Bem, esse é um erro que eu já cometi bastante... Não é possível que eu seja a única pessoa que já fez isso! (Ou eu sou mais burra que imaginava? Hahaha). O pior é que algumas vendedoras adoram fazer o seguinte: Ela viu que não tem do seu tamanho, mas adora trazer um menor ou maior pra você querer levar mesmo assim. Eu já caí nessa algumas vezes, mas não caio mais! Não caia também, minha cara leitora! Você sabe que a chance de você fechar a boca só pra entrar naquele jeans 36 não é tãão alta assim. Quanto à questão de levar uma maior pra ajustar, já aconteceu comigo de levar pra costureira e mesmo assim não cair bem...

- Só porque é linda no cabide, não quer dizer que ficará linda em você. Drr Paula, jura? Sim, juro! Essa é pras preguiçosas de plantão que olham pra fila do provador cheia e falam "ah vai ficar bom, vou levar logo!". Eu falo isso porque eu sou preguiçosa e sei como é, hehe. Maaaaas, minhas caras, esse erro eu não cometo mais! Nunca mais compro roupa sem experimentar, porque é impressionante como tem roupa que parece que se transforma no seu corpo: Você ama quando vê, mas experimenta e fica um lixo! Como você nunca sabe como é o caimento da roupa, experimente!

São pequenos hábitos que a gente pode mudar que vão fazer bastante diferença no seu guarda-roupa, no seu estilo e até no seu bolso! Boas compras otimizadas a todas! :)

8 comentários:

  1. Paula, adore seu cantinho e principalmente as dicas!
    Tbm sou como você, mas agora depois desse post creio que vou melhorar
    um pouquinho quando for as compras ;)

    Beijo grande ;* Já estou seguindo e obrigada pela visita!

    www.blogemvoga.com

    ResponderExcluir
  2. Olá amei o blog! Visite o meu, se gostar segue.
    Eu retribuirei e seguirei seu ;)

    www.gleikka.blogspot.com

    beijo com carinho

    ResponderExcluir
  3. Amei o post! Pequenas medidas podem revolucionar nosso closet (hehehehe)!

    ResponderExcluir
  4. Great tips! I definitely need to do some closet cleaning!

    Stop by sometime, Natalie xo
    http://lavagabonddame.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Adorei as tuas dicas! Sinto que também tenho tanta coisa que não uso no meu closet, mas por vezes é tão difícil nos despegarmos delas :/ adorei o blog! Um beijinho grande *

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post! Eu até que coloco algumas dessa dicas em ação! E sobre experimentar sempre, lembrei da gnt na H&M em Roma! A loja já fechando, provadores fechados, a gnt experimentando no meio da loja, entre as araras e vigiando a vendedora, pra ela não nos ver! Hahaha

    ResponderExcluir
  7. Ótimas dicas! Eu sempre faço limpeza no meu armário, é bom que ajuda quem precisa, ou ganha um dinheiro extra e ainda deixa o armário mais organizado, com mais espaço até chegarem as peças novas! Hehehe
    Uma dica que ví uma vez e passei a seguir é organizar o armário de acordo com a estação, tudo bem que na cidade que eu moro não existe Inverno rigoroso, mas mesmo assim, tem umas blusas e casacos que deixo normalmente nas gavetas e no frio passo para os cabides, e pras gavetas passo as blusinhas e vestidinhos mais Verão e por aí vai...

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar, é sempre bom ouvir o que a leitora tem a dizer! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...