quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Relatos de intercâmbio: Itália!


 Nada melhor para quem quer fazer intercâmbio do que ouvir relatos de quem já fez! É sempre bom saber os prós e contras da cidade que vc planeja ir, especialmente de alguém que viveu a experiência de ser um intercambista na cidade! Pensando nisso, vou fazer uma série de posts de relatos de intercambistas. Espero ajudar quem tem vontade de fazer intercâmbio mas ainda não sabe muito bem pra onde quer ir! Hoje o relato é da minha irmã que passou uma temporada na Itália!


Olá meninas! Eu sou irmã da Paula e vim aqui relatar um pouquinho mais sobre  a minha experiência como intercambista na Itália. Primeiro de tudo, eu escolhi um país pouco comum... mas eu tinha visitado a Itália dois anos antes e tinha me encantado com Roma. Quando decidi fazer intercâmbio queria aprender um novo idioma, neste caso o lindo e inútil italiano, e também estudar um pouco sobre moda. A Itália foi o casamento perfeito para os meus desejos de intercâmbio!

Cheguei em Roma no comecinho de maio, já na primavera, ou seja, o tempo estava maravilhoso, super agradável! Fiquei dois dias com uma amiga que mora em Roma e depois fui para a residência que a escola (Dilit International House) havia selecionado para mim. Quando cheguei na bendita residência, só havia um menino morando lá! Lógico que na hora eu pedi pra mudar.. fui pra casa de uma senhora artista plástica que morava sozinha, Isa. A casa da Isa era numa rua perfeitamente localizada! A ‘via di San Giovanni in Laterano’ fica entre o Coliseu e a Basílica de San Giovanni (igreja principal de Roma, já que a Basílica de San Pietro fica no Vaticano). Dei muita sorte de ficar na casa Isa, ela é uma senhora super simpática e que mesmo sem precisar cozinhava pra mim pratos divinos! 

Para quem se interessa por Roma, uma coisa tem que ficar clara: o transporte público da cidade é muito ruim se comparado ao transporte público de outras grandes cidades européias como Paris e Barcelona. Minha casa ficava entre duas estações de metrô, então não tinha muitos problemas com locomoção de dia, já à noite, acabava apelando para taxi. Roma também não é a cidade européia mais segura... reza a lenda de que muitos taxistas são ex presidiários! Mas com certeza é melhor que as cidades brasileiras nesse quesito!


O dia a dia em Roma é muito peculiar, são muitos monumentos que podem ser explorados com calma e a pé. Andar por Roma era um dos meus maiores prazeres, já que a cada passo você se depara com algum monumento de mais de dois mil anos. A noite de Roma não foi o grande forte do meu intercâmbio.. achava as baladas lá um pouco estranhas, mas sorte a minha que ainda tinha Milão!

Milão tem uma noite super divertida, com muitas baladas! Fica a dica do Just Cavalli club! Só que se prepare, se você tem menos que 1,70, provavelmente se sentirá uma anã ao lado das modelos que ocupam as baladas milanesas! 


 Eu fiz um curso de 3 semanas no Istituto Europeu di Design de Fashion Marketing. Milão tem muito mais estrutura para receber estudantes, já que é a capital da moda na Itália. A prefeitura tem um programa que oferece descontos para museus e baladas chamado Milano Summer School. O transporte público da cidade já é bem melhor que o de Roma, mas também tem poucas linhas de metrô.
Quanto aos monumentos, Milão não chega aos pés de Roma, mas tem um charme muito especial, principalmente nos bairros de Brera e Navigli. 


 Enfim, morar esse tempo na Itália foi uma verdadeira aventura e um ótimo momento de crescimento pessoal! Curta o ritmo ‘dolce far niente’ dos italianos, aprecie  a melhor culinária do mundo (na minha humilde opinião) e aproveite que a Itália é uma pais pequeno geograficamente falando, mas repleto de cidade maravilhosas para serem exploradas! Só uma ultima observação: para aqueles que acham que o povo italiano é suuuuuuper simpático e receptivo, mudem um pouco essa idéia, eles são um pouco rudes e às vezes muito antipáticos! Mas enfim, vale a pena mesmo assim!

2 comentários:

  1. Ai que sonho Paula! Estive na Itália durante uma semana apenas e não consegui conhecer nada direito, mas foi um dos países que mais me encantou!
    Achei Roma linda, mas um caos urbano, muito trânsito, muitas buzinas, etc. Milão eu não conheci direito, mas gostei muito.
    O curso de moda do IED em Milão é bem conceituado, né?! Tenho uma amiga que estudou por lá e amou.
    Bjss

    Cajumila - @cajumila
    http://cajumila.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post e a idéia de falar de intercâmbios ao redor do mundo! E sou super a favor da irmã virar colaboradora frequente do blog! Hehehe

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar, é sempre bom ouvir o que a leitora tem a dizer! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...